quarta-feira, 3 de junho de 2009

Glossário Wiccano

As definições abaixo foram retiradas do livro "Guia Essencial da Bruxa Solitária" sendo que as definições do autor podem discordar em alguns pontos, sendo que a Wicca é uma religião individualista.
Adivinhação: A Arte Mágica de revelar o desconhecido por meio da interpretação de padrões ou símbolos aleatórios em instrumentos como nuvens, cartas de tarot, chamas, fumaça, etc... A adivinhação contata a Mente Psíquica ao enganar ou iludir a Mente Consciente mediante Rituais e a observação ou manipulação de instrumentos. A adivinhação não é necessária aos que atingem facilmente comunicação com a mente psíquica, apesar de estes poderem pratica-la. Akasha: O quinto elemento, o poder espiritual onipresente que permeia o Universo. A energia que forma os elementos.
Amuleto: Um objeto carregado magicamente que afasta energias específicas, normalmente negativas. Em geral um objeto de proteção (Comparado a Talismã ).
Antigos, Os: Termo wiccaniano geralmente usado para englobar todos os aspectos da Deusa e do Deus. Alguns wiccanianos o vêem como uma alternativa para Os Poderosos.
Arte, A: Wicca . Bruxaria. Magia Popular
Athame: Uma faca ritual wiccaniana, normalmente possui uma lâmina de 2 fios e um cabo preto. O Athame é utilizado para direcionar Poder Pessoal durante Rituais. É raramente ( quando o é ) usado para cortes reais físicos. O termo é de origem obscura, possui muitas variantes de grafia entre os Wiccanianos e uma variedade ainda maior de pronúncias. Banquete Simples: Uma refeição compartilhada com a Deusa e com o Deus Beltane: Festival Wiccaniano celebrado em 31 de outubro ( hemisfério sul ) e 01 de maio ( hemisfério norte ), é também conhecido como Véspera de Maio, Roodmas, Noite de Valpúrgis, Cethsamhain. Beltane celebra a união, o acasalamento ou o casamento simbólico da Deusa e do Deus.
Besom: Vassoura
Bolline: Punhal de cabo branco usado em rituais wiccanianos e de magia com finalidade prática como cortar ervas ou perfurar uma romã, comparar com athame.
Boneca de Milho: Uma figura normalmente com formato humano criada ao entrelaçar trigo ou outros grãos secos. Representa a fertilidade da Terra e a Deusa em antigos rituais agrícolas europeus e ainda é usada na Wicca. Bonecas de milho não são feitas de sabugos ou palha de milho. A palavra milho "Corn" originalmente referia-se a qualquer grão e ainda o é em muitos países de língua inglesa com exceção dos USA.
Bruxa: Antigamente um praticante europeu dos remanescentes da magia popular pré-cristã, especialmente a associada a ervas, cura, fontes, rios e pedras. Um praticante de Bruxaria, depois o significado deste termo foi deliberadamente alterado para designar seres dementes, perigosos, sobrenaturais que praticavam magia destrutiva e ameaçavam o cristianismo. Esta foi uma mudança política monetária e sexista por parte da religião organizada e não uma alteração na prática das bruxas. Este equivocado significado posterior ainda é aceito por muitos não-bruxos. Bruxaria: A Arte da Bruxa ( Witchcraft = witch - bruxa + craft - arte ). Magia especialmente a que se utiliza do Poder Pessoal aliado às energias contidas em pedras, ervas, cores e outros objetos naturais, enquanto esta pode ter nuances espirituais a Bruxaria por esta definição não é uma religião, contudo alguns seguidores da Wicca usam este termo para designar sua religião.
Carregar: Imbuir um objeto de Poder Pessoal. "Carregar é um ato de Magia"
Círculo Mágico: Uma esfera criada com Poder Pessoal na qual são praticados rituais Wiccanianos, o termo refere-se ao círculo que demarca a penetração de esfera no solo, pois esta se estende tanto acima como abaixo dele. Criado por meio da Visualização e da Magia. Consciência Ritual: Estado alterado de consciência específico necessário para a prática bem sucedida de magia. O mago o atinge por meio de Visualização e do Ritual. Denota um estado no qual as mentes Consciente e Psíquica estão harmonizadas, o mago sente as energias, dá a elas propósitos e as libera em direção ao objetivo mágico. É uma elevação dos sentidos, uma expansão da consciência para o mundo aparentemente não físico, um elo com a natureza e com as forças por trás dos conceitos de Deidade.
Coven: Grupo de Wiccanianos geralmente iniciático e dirigido por 1 ou 2 líderes.
Dias de Poder: Ver Sabaths
Elementos, Os: Terra, Ar, Fogo, Água, essas 4 essências são os alicerces do Universo, tudo que existe ( ou que tem potencial para existir ) contém uma ou mais dessas energias. Os elementos vibram em nosso interior e estão também "espalhados" pelo mundo. Podem ser utilizados para gerar mudanças por meio da Magia. Os 4 elementos foram formados a partir da essência ou poder fundamental - Akasha.
Encantamento: Ritual mágico normalmente de natureza não religiosa e acompanhado de palavras vocalizadas.
Esbat: Ritual Wiccaniano geralmente ocorrido na Lua Cheia
Esotérico: Todo ensinamento ministrado à um circulo restrito e fechado de ouvintes Espíritos das Pedras: Energias elementais naturalmente inerentes às 4 direções do Círculo Mágico, personificadas na Tradição das Pedras Erguidas como os "Espíritos das Pedras", associados aos Elementos.
Evocação: Chamar espíritos ou outras entidades não físicas, seja para aparições visíveis ou invisíveis. Comparar com Invocação. ExotéricoEnsinamento transmitido ao público sem restrição, dado ao interesse generalizado que suscitava a forma acessível em que podia ser exposta por se tratar de ensinamento dialético.
Fogueira: Um fogo acesso com propósitos rituais, geralmente fora de casa. As fogueiras são comuns durante: Yule, Beltane e Meio de Verão.
Incensário: Um recipiente `a prova de fogo no qual o incenso é queimado, simboliza o Elemento do Ar.
Iniciação: Processo pelo qual um indivíduo é apresentado ou admitido em um grupo, interesse, habilidade ou religião. Iniciações podem constituir ocasiões rituais mas também podem ocorrer espontaneamente.
Invocação: Apelo ou pedido a uma força ( ou forças ) superior (es) como a Deusa e o Deus. A invocação é na verdade um método para estabelecer elos conscientes com os aspectos da Deusa e do Deus existentes em nosso interior.
Imbolc: Festival Wiccaniano celebrado em 01 de agosto ( hemisfério sul ) e 02 de fevereiro ( hemisfério norte ), é também conhecido como Candelária, Lupercália, Festa de Pã, Festa das Tochas, Festa da Luz Crescente, Oimelc, Dia de Brigit e muitos outros nomes. O Imbolc celebra os primeiros sinais da primavera e a recuperação da Deusa após dar à luz ao Sol ( o Deus ) no Yule.
Livro das Sombras: Um livro Wiccaniano de Rituais, encantamentos e magia, antes copiado à mão na iniciação, é atualmente fotocopiado ou datilografado em alguns covens. Não existe um Livro das Sombras "verdadeiro" todos são relevantes para seus respectivos usuários. Lughnasadh: Festival Wiccaniano celebrado em 02 de fevereiro ( hemisfério sul ) e 01 de agosto ( hemisfério norte ), é também conhecido como Véspera de Agosto, Lammas, Festa do Pão. Marca a primeira colheita quando os frutos da terra são colhidos e armazenados para os meses escuros do inverno e quando o Deus também misteriosamente enfraquece à medida que os dias encurtam.
Mabon: Festival Wiccaniano celebrado em 01 de março ( hemisfério sul ) e 22 de setembro ( hemisfério norte ), no equinócio de outono os Wiccanianos celebram a Segunda Colheita, a natureza esta se preparando para o inverno. Mabon é um vestígio de antigos festivais de colheita os quais de um modo ou outro eram a um tempo praticamente universais entre os povos da Terra.
Magia: Movimento das energias naturais ( como o poder pessoal ) para gerar as mudanças necessárias. A energia existe em todas as coisas - nós, plantas, pedras, cores, sons, movimentos. A Magia é o processo de gerar ou aumentar essas energias, dando-lhes propósitos e liberando-as. A Magia é uma prática natural e não sobrenatural apesar de pouco compreendida.
Mal: Aquilo que destrói a vida, é venenoso, destrutivo, ruim, perigoso.
Mão Projetiva: A mão geralmente usada em atividades manuais como escrever, descarcar maçãs e discar telefones, é simbolicamente considerada o ponto pelo qual o Poder Pessoal é enviado para fora do corpo. Em rituais, o poder pessoal é visualizado como jorrando da palma ou dos dedos da mão com diversos objetivos mágicos, é também a mão com a qual manuseamos instrumentos como o Athame, pessoas ambidestras simplesmente escolhem que mão utilizar com este fim. Comparar com Mão Receptiva.
Mão Receptiva: A mão esquerda em pessoas destras, o inverso em canhotos. É a mão pela qual recebemos energia para nossos corpos. Comparar com Mão Projetiva.A mão esquerda em pessoas destras, o inverso em canhotos. É a mão pela qual recebemos energia para nossos corpos. Comparar com Mão Projetiva.
Meditação: Reflexão, contemplação, voltar-se para dentro de si ou na direção da Deidade ou da Natureza. Período de quietude no qual o praticante pode fixar-se em símbolos e pensamentos em particular ou ainda permitir que estes surjam livremente.
Mente Consciente: A metade analítica, material e racional de nossa consciência. A mente que trabalha durante cálculos, enquanto teorizamos ou lutamos com as idéias. Comparar com Mente Psíquica.
Mente Psíquica: O subconsciente ou inconsciente pelo qual recebemos impulsos psíquicos. A mente psíquica atua quando dormimos, sonhamos e meditamos, é nosso contato direto com a Deusa e com o Deus e o vasto mundo não físico a nosso redor. Outros termos correlatos: adivinhação é um processo ritual que se utiliza a Mente Consciente para contatar a Mente Psíquica, intuição é um termo usado para descrever informações psíquicas que atingem inesperadamente a mente consciente.O subconsciente ou inconsciente pelo qual recebemos impulsos psíquicos. A mente psíquica atua quando dormimos, sonhamos e meditamos, é nosso contato direto com a Deusa e com o Deus e o vasto mundo não físico a nosso redor. Outros termos correlatos: adivinhação é um processo ritual que se utiliza a Mente Consciente para contatar a Mente Psíquica, intuição é um termo usado para descrever informações psíquicas que atingem inesperadamente a mente consciente.
Neo Pagão: Literalmente Novo Pagão, membro seguidor ou simpatizante de uma das recentemente formadas religiões pagãs que se espalham ao redor do Mundo. Todos os Wiccanianos são Pagãos mas nem todos os pagãos são Wiccanianos.
Ostara: ocorrendo no equinócio de primavera por volta de 22 de setembro ( hemisfério sul ) e 21 de março ( hemisfério norte ) Ostara assinala o início da verdadeira primavera astronômica, quando o gelo e a neve abrem caminho ao verde. Assim é um festival de fogo e fertilidade, celebrando o retorno do Sol, do Deus e da fertilidade da Terra ( a Deusa ).
Pagão: Do latim Paganus morador do campo, usado nos dias atuais como termo genérico para os seguidores da Wicca e de outras religiões mágicas, xamanísticas e politeístas. Naturalmente os cristãos tem sua própria definição para esta palavra, pode ser substituída por neo-pagão. Pêndulo: Aparelho divinatório que consiste em um cordão preso a um objeto pesado, como um cristal, uma raiz ou um anel, a ponta solta do cordão é segura com a mão, o cotovelo deve ser apoiado em uma superfície plana e uma pergunta é lançada. O movimento do objeto pesado determina a resposta, uma rotação indica sim ou energia positiva, um balançar de um lado a outro indica o oposto. ( Há muitos métodos para decifrar os movimentos de um pêndulo utilize os que se adequarem melhor ), é um instrumento que acessa a Mente Psíquica
Pentagrama: Objeto ritual geralmente uma peça redonda de madeira, metal, cerâmica, etc... com inscrição, pintura ou entalhe de uma estrela de 5 pontas, representa o elemento Terra.Objeto ritual geralmente uma peça redonda de madeira, metal, cerâmica, etc... com inscrição, pintura ou entalhe de uma estrela de 5 pontas, representa o elemento Terra.
Poder da Terra: Energia existente em pedras, ervas, chamas, vento e outras coisas naturais, é o Poder Divino manifesto e pode ser utilizado durante a Magia para originar as mudanças necessárias. Compare com Poder Pessoal.Energia existente em pedras, ervas, chamas, vento e outras coisas naturais, é o Poder Divino manifesto e pode ser utilizado durante a Magia para originar as mudanças necessárias. Compare com Poder Pessoal.
Poder Divino: A energia pura, não manifesta, existente na Deusa e no Deus, a força vital, a fonte primordial de todas as coisas. Comparar com Poder da Terra ou Poder Pessoal. Poderosos, Os: Seres, deidades ou presenças comumente invocadas durante cerimônias Wiccanianas para assistir ou proteger os rituais. Os Poderosos são considerados seres espiritualmente evoluídos que já foram humanos ou entidades espirituais criadas ou carregadas pela Deusa e pelo Deus para proteger a Terra e cuidar das 4 direções. Por vezes associados aos Elementos.
Poder Pessoal: Energia que sustenta nossos corpos, basicamente originada da Deusa e do Deus ( ou melhor do Poder por trás destes ). Primeiro a absorvemos por meio de nossas mães biológicas dentro do útero para depois obtermos a partir dos alimentos, da água , da Lua e do Sol e de outros objetos naturais. Liberamos poder pessoal durante o stress, exercícios, sexo, gravidez e parto. A Magia é geralmente um movimento de poder pessoal para um fim específico. Polaridade: O conceito de energias iguais, opostas. O Ying / Yang oriental é um exemplo perfeito. Yin é frio, Yang é quente, outros exemplos de polaridades : Deusa / Deus, Noite / Dia, Lua / Sol, Nascimento / Morte, Luz / Trevas, Mente Psíquica / Mente Consciente. Equilíbrio Universal.
Psiquismo: O ato de estar conscientemente psíquico, no qual a Mente Psíquica e o Consciente estão ligados e trabalhando em harmonia. A Consciência Ritual é uma forma de psiquismo.
Punhal Mágico: Ver Athame.
Ritual: Cerimônia, forma específica de movimentos, manipulação de objetos ou processos internos criados para produzir efeitos desejados. Na religião, rituais são praticados visando à união com o divino. Na Magia eles produzem um estado específico de consciência que permite ao mago mover energia em direção a objetivos necessários. Um encantamento é um ritual de magia. Runas: Figuras em varetas, algumas das quais são remanescentes dos antigos alfabetos teutônicos. Outras são criptográficas. Esses símbolos estão outra vez sendo amplamente utilizados em Magia e Adivinhação.
Sabath: Um festival Wiccaniano. Ver Beltane, Candlemas, Equinócio de Primavera, Lammas, Litha, Mabon, Samhain, Yule para descrições específicas.
Samhain: Festival Wiccaniano celebrado em 01 de maio ( hemisfério sul ) e 31 de outubro ( hemisfério norte ), também conhecido como Véspera de Novembro, Halloween, Festa das Almas, Festa dos Mortos, Festa das Maçãs. O Samhain marca a morte simbólica do Deus Sol e sua passagem para a "Terra dos Jovens" onde aguardará pelo renascimento da Deusa Mãe no Yule. Esta palavra celta é pronunciada pelos Wiccanianos como "Sôuen", "Sú-uen", "Sâm-háin", "Sâmain", "Sávin" e outros modos ( a pronúncia desta e de outras palavras tenta obedecer às regras de pronúncia da língua portuguesa adaptadas aproximadamente pelo Tradutor ). A primeira parece ser a preferida pela maioria dos Wiccanianos.
Talismã: Objeto como uma amestita ou um cristal ritualmente carregado com poder para atrair uma força ou uma energia específica a seu portador. Compare com Amuleto.
Tradição Wiccaniana: Subgrupo específico da Wicca, organizado e estruturado geralmente iniciático com práticas rituais únicas. Muitas tradições possuem seus próprios Livros de Sombras e muitas podem não reconhecer membros de outras tradições como Wiccanianos. A maioria das tradições é composta por um número de covens assim como por praticantes solitários.
Visualização: Processo de formação de imagens mentais. Visualização mágica consiste em formar imagens de objetos desejados durante Rituais. A visualização também é utilizada para direcionar o Poder Pessoal e a energia natural durante a Magia com várias finalidades incluindo a carga e a formação do Círculo Mágico. É a função da Mente Consciente.
Wicca: Religião Pagã contemporânea com raízes espirituais no Xamanismo e nas mais antigas expressões de reverência à natureza. Entre seus principais motivos temos : reverência à Deusa e ao Deus, reencarnação, magia, observação de rituais na Lua Cheia, em fenômenos astronômicos e agrícolas, templos esferóides criados com Poder Pessoal em que ocorrem os rituais.
Xamã: Homem ou mulher que obteve conhecimento das dimensões mais sutis da Terra, normalmente mediante períodos de estados alterados de consciência. Vários tipos de Rituais permitem ao xamã romper o véu que separa o mundo físico do espiritual e assim vivenciar o mundo das energias. Este conhecimento concede ao xamã o poder de alterar seu mundo por meio da Magia. XamanismoA prática dos xamãs, normalmente de natureza ritualistica ou mágica por vezes religiosas.
Yule: Festival Wiccaniano celebrado em 21 de junho ( hemisfério sul ) e 21 de dezembro ( hemisfério norte ) assinalando o renascimento do Deus Sol a partir da Deusa Terra. Período de alegria e celebração durante a privação do inverno. O Yule ocorre no solstício de inverno.

3 comentários:

  1. ORAÇÃO FORTE E DEFINITIVA PARA AMARRAÇÃO REALIZADA AS 13 ENTIDADES. ATENÇÃO: QTO MAIS ESTA ORAÇÃO FOR REALIZADA, MAIS FORTE ELA FICARÁ PARA MIM E PARA QUEM REZAR. ALÉM DISSO APOS PUBLICA-LA VC Ñ PODERA VOLTAR ATRÁS NO SEU PEDIDO. A RAINHA MARIA PADILHA (POMBA GIRA) AO SÃO CIPRIANO. maria
    MULAMBO (POMBA GIRA) AO EXU DUAS FACAS MUSIFIM AO EXU CAVEIRA. A ARREPIADA (POMBA GIRA) CIGANA IRIS (EM NOME DE TODO POVO CIGANO) POMBA GIRA DA CALUNGA POMBA GIRA DAS ALMAS E YEMANJÁ. E ROSA CAVEIRA (POMBA GIRA) AO EXU MARABO AS ALMAS. QUERO Q (fulano) NESSE MOMENTO PENSE EM MIM (seu nome) QUERENDO A TODO CUSTO ME VER, FICAR COMIGO PARA SEMPRE. OUVIR MINHA VOZ, ME ABRAÇAR, E ME BEIJAR

    ResponderExcluir

  2. QUE SUA BOCA SINTA MTA VONTADE DE ME BEIJAR. E Q SUA MENTE SÓ TENHA MINHA PRESENÇA. QUE (fulano) SÓ TENHA PENSAMENTOS, OLHOS, CORAÇÃO, AMOR, DESEJO, TESÃO, EREÇÃO, PRAZER, REALIZAÇÃO SEXUAL SÓ COMIGO (seu nome)QUE (fulano)!! ME PROCURE AINDA HOJE E DECLARE SEU AMOR POR MIM(seu nome) E ME PEÇA, PARA CONTINUAR A SER SUA E DEPOIS SUA COMPANHEIRA PARA O RESTO DA SUA VIDA,QUE SEJA O SEU AMOR
    ETERNO. QUE (fulano) ME PROCURE DESESPERADAMENTE HOJE, QUE (fulano) VENHA ME VER E ME PEÇA PARA NUNCA O DEIXAR. QUE TODAS AS ENTIDADES INVOCADAS POSSAM VISITAR AGORA (fulano) SOPRANDO MEU NOME (seu nome) NO OUVIDO DELE, FAZENDO COM QUE ELE FIQUE AGORA COM MUITO MEDO DE ME PERDER E FAÇAM COM QUE ELE (fulano) SINTA UMA SAUDADE DE DOER NO PEITO. QUE (fulano) SINTA A FALTA DE MIM (seu nome) E NÃO
    RESISTA,QUE (fulano) ME QUEIRA HOJE. QUE (fulano) SINTA UM CIIUME ABSURDO DE MIM, E TENHA MUITO MEDO! DE ME PERDERQUE ELE (fulano) ME PROCURE HOJE A NOITE. QUE PASSE TODOS OS DIAS A DESEJAR- ME E A QUERER ESTAR COMIGO TODOS OS MINUTOS DA VIDA DELE, QUE ME ASSUMA DE VEZ EM SEU CORAÇÃO , QUE O PRIMEIRO NOME A SAIR DA BOCA DELE SEMPRE SEJA O MEU (seu nome).. MINHAS ENTIDADES AMADAS, EM QUEM CONFIO e
    CREIO TOTALMENTE, TRAGAM (fulano) PRA MIM, PRA SEMPRE. INJETEM CORAGEM NAS VEIAS DELE, QUE ELE ME PEÇA PARA FICAR COM ELE O MAIS RAPIDO POSSIVEL, QUE ELE (fulano)SE REVOLTE E NAO CONSIGA MAIS ESSA SITUAÇÃO DE FICAR LONGE DE MIM (seu nome) E QUE ME QUEIRA COM URGENCIA. E O FAÇAM DETESTAR E TER NOJO PROFUNDO DE TODAS AS OUTRAS MULHERES, DIVULGAREI ESTA ORAÇÃO E VOSSOS NOMES, E TERÃO
    SEMPRE A MINHA GRATIDÃO. ME DÊEM UM SINAL.. ASSIM JÁ É. SEREI GRATA, MINHAS ENTIDADES TENHO MUITO TEMOR, RESPEITO POR CADA UMA DE VÓS, ME ATENDAM, VOS SUPLICO, SEI QUE DOMINAM TUDO E QUALQUER PESSOA, AMARREM ESTE AMADO HOMEM PARA MIM, (fulano).QUE ELE RASTEJE ATRÁS DE MIM ETERNAMENTE, SOPREM MEU NOME (seu nome)EM SEU OUVIDO ATÉ O LEVAR À LOUCURA, PARA SEMPRE. ASSIM ESTa
    FEITO , ASSIM SEJA, ASSIM SERÁ PELO PODER DAS 13 ENTIDADES INVOCADAS. Que (fulano) tenha sonhos comigo fazendo assim com que me ame a cada dia mais. Se estiver TRABALHANDO QUE PARE com saudades de mim que sinta prazer Somente em ouvir a minha voz , (fulano)sentirá um desejo fora do normal como nunca sentiu por ninguém e que nunca sentirá. Salve sete saias. Minha boa e gloriosa princesa pelos sete exús que acompanham seus passos, rogo
    e suplico que amarre (fulano) nos sete nós de sua saia e sete guizos de sua roupa para mim. Agradeço por estar trabalhando ao meu favor. Vou divulgar o seu nome em troca desse pedido de trazer (fulano) sempre comigo para que se torne meu e largue as outras para sempre e fique só comigo e ainda hoje pense em mim e me ligue e retorne logo por não conseguir ficar longe de mim. Pois terá medo de me perder que venha dizendo que me quer sempre junto
    dele.E que não de ouvidos aos amigos, que se separe deles. Assim seja e assim será E assim está feito ASSIM JÁ É Confio nas falanges da Pomba Gira Rainha das sete encruzilhadas. Cada vez que FOR FEITA essA oração mais forte ela se fará Por isso vou mandar para os quatro cantos do mundo pedindo que me conceda o pedido de estar com (fulano).Que os espíritos das falanges da Pomba Gira já estão soprando ao seu ouvido o meu nome(seu nome) dia e
    de noite. Ele daqui mais um pouco não vai comer nem dormir, nem fazer coisa alguma a não ser se estiver comigo. Confio no poder das sete encruzilhadas e vou continuar divulgando esta oração poderosA. Porém não se pode voltar atrás, pois a pessoa quem pediu para amarrar, amarrará Jamais ele deixará de correr atrás de você Confie e divulgue. Que assim seja e assim será Amém. Para a pessoa te procurar publique esta oração quatro vez

    ResponderExcluir
  3. Casino City (Google Play) - Mapyro
    Get directions, reviews and information for Casino City in Mountain View, 나주 출장샵 CA. If 안동 출장마사지 you're looking 대전광역 출장마사지 for a casino in 충청남도 출장안마 the area, 태백 출장마사지 get in the fun!

    ResponderExcluir