quarta-feira, 3 de junho de 2009

Perseguições - Inquisição

Foi somente na Idade Média que a Bruxaria foi relegada às sombras com o domínio da Igreja Católica e a criação da Inquisição, cujo objetivo era eliminar de vez as antigas crenças que eram uma ameaça a um clero muito mais preocupado em acumular bens e riquezas do que a propagar a verdadeira mensagem de Jesus.
No ano de 1233 o Papa Gregório IX instituiu o Tribunal Católico Romano conhecido como Inquisição numa tentativa de terminar com a heresia. Em 1320 a Igreja ( a pedido do Papa João XXII ) declarou oficialmente que a Bruxaria e a Religião Antiga dos Pagãos constituíam um movimento herético e uma "ameaça hostil" ao Cristianismo. Os Bruxos tornaram-se heréticos e a perseguição contra todos os pagãos espalhou-se como fogo selvagem por toda a Europa. ( É interessante ressaltar que antes de uma pessoa ser considerada herética ela tem primeiro que ser cristã e os pagãos nunca foram cristões, eles sempre foram pagãos ).
Devemos nos lembrar que muitas das vítimas da Inquisição não eram Bruxas e sim pessoas com problemas de saúde, doenças mentais, deficiências físicas ou somente o alvo da suspeita e inveja do povo. Também era comum se acusar pessoas para tomar seus bens, pois estes eram divididos na metade entre os Inquisitores e quem os informou.
Os métodos mais comuns eram o afogamento visto que se a pessoa conseguisse nadar era queimada ou enforcada pois havia tido ajuda do Demônio; o enforcamento e a fogueira, muitas vezes antes de ser queimada as mulheres eram brutalmente torturadas, muitas vezes sexualmente violentadas ou molestadas por padres inquisitores em busca de marcas do demônio para somente depois irem para a fogueira por autoridades sádicas sedentas de sangue e que ensinavam que o seu Deus era um deus de amor e compaixão.
Durante o tempo das fogueiras o medo fez com que muitos de nós ficássemos no anonimato para resguardarmos nossas vidas e nossa família, muitos dos conhecimentos passaram a ser transmitidos oralmente por medida de segurança e assim muita coisa se perdeu.
Assim não é correto dizer que a Wicca de hoje é a mesma de séculos atrás, no presente um grupo de pessoas abnegadas e corajosas está redescobrindo e recriando a Nova Bruxaria ou Neo Paganismo como também é conhecido.
A Bruxaria na Inglaterra tornou-se uma ofensa ilegal no ano de 1541 e em 1604 foi adotada uma lei que decretou a pena capital para os Bruxos e Pagãos. No final do século 17 os seguidores que permaneciam leais à religião antiga viviam escondidos e a Bruxaria tornou-se uma religião subterrânea secreta após uma estimativa de um milhão de pessoas terem sido levadas à morte na Europa e mais de 30 condenadas em Salem, Massachusetts em nome do Cristianismo.
Embora os infames julgamentos das Bruxas de Salem em 1692 sejam os mais conhecidos e bem documentados da história dos Estados Unidos da América o primeiro enforcamento de um Bruxo na Nova Inglaterra realmente aconteceu em Connecticut em 1647, 45 anos antes que a história contra a Bruxaria se abatesse na Vila de Salem. Ocorreram outras execuções pré-Salem em Provindence, Rhode Island em 1662.

Nenhum comentário:

Postar um comentário