quarta-feira, 17 de junho de 2009

VELAS ARTESANAIS


Materiais e Equipamentos Necessários para fabricar Velas
Os equipamentos básicos:

• Panela com água para o Banho-Maria ou recipientes de vidro refratário para derreter a parafina
• Termómetro (recomendado)
• Moldes - qualquer recipente pode servir de molde, desde que não seja afunilado em cima.
• Corante à base de água
• Formas em alumínio Exemplo: copos de vidro ou plástico, formas de pudins ou bolinhos, etc. Existem moldes "comerciais" que se encontram em lojas da especialidade.
• Colher de pau
• Cortadores ou facas diversas.
• Pavios artesanais parafinados
• Tabuleiro ou uma superfície lisa
• Recipiente para derreter a parafina. Exemplo: lata de frutos, feijão, etc.
A matéria prima para fabricação das Velas
A cera :
A mais utilizada é a parafina. É preciso muita atenção : quando a parafina chega aos 190 ºC pode auto inflamar-se.Por isso o uso do termómetro é aconselhável. A parafina pode ser comprada em qualquer loja de materiais de construção ou de artesanato.

A estearina :
Dá dureza à vela, aumenta o tempo de duração (quando a acesa) e torna a vela mais opaca.Normalmente é utilizado na proporção de 10% de estearina para 90% de parafina.

O pavio :
Existem vários tipos de pavios. Utilizam-se os pavios finos para moldes pequenos e pavios mais grossos (ou vários pavios) para velas maiores.Os pavios podem ser feitos com barbante que se compra em papelarias ou em casas que vendem velas. A qualidade nestas últimas é bastante superior.

A estearina :
Dá dureza à vela, aumenta o tempo de duração (quando a acesa) e torna a vela mais opaca.Normalmente é utilizado na proporção de 10% de estearina para 90% de parafina
Corantes :
A forma mais usual a dar a uma vela são os corantes. Compram-se em lojas especializadas e lojas de tintas.

Essências para dar o aroma :
Para dar-se aroma à vela utilizam-se normalmente essências à base de óleos liquidos. O aroma deve juntar-se segundos antes de se colocar a parafina no molde.

Desmoldante:
Vaselina ou óleo vegetal
(Nota: pela experiência da autora, não é necessário usar desmoldante, e só deve ser usado em pequenas quantidades pois corre-se o risco da vela ficar gordurosa
Parafina e Estearina

Mistura de Parafina e Estearina (80% + 20%) em palhetas.
Devido ao efeitos da Estearina presente nesta mistura o desmoldar das velas torna-se mais fácil e praticamente anula o fumo negro libertado durante a queima da vela.
A sua apresentação em palhetas facilita a dosagem da quantidade a derreter, assim como um mais rápido ponto de fusão.
Derreter a Parafina sempre em Banho de Maria não exceder a temperatura de 90 º Celcios. Verter para os moldes entre os 75 e os 80º Celcios.
Parafina em Gel
Parafina em Gel para fabrico de velas.
Completamente transparente podendo ser colorida.Derreter a cera sempre em banho maria não exceder a temperatura de 90 º Celcios.
Verter para os recipientes entre os 75 e os 80º Celcios

2 comentários:

  1. Eu preciso de ajuda tenho 14 anos e quero aprender a magia quem poder me ajudar chama no whats (33)91428318 se alguem poder me ajudar eu fico agradecido

    ResponderExcluir