quarta-feira, 3 de junho de 2009

Wiccas ? - Quem são ?

Wicca é a busca por auto-conhecimento, por harmonia com os poderes, ritmos e ciclos da natureza e pelo equilíbrio do homem com o seu meio. Com base nesta visão, em tradições populares européias, em ensinamentos de escolas ocultistas e em técnicas xamânicas, construiu-se uma religião chamada também de Paganismo, Neo-Paganismo ou Religião Antiga.
Com duas deidades reverenciadas e adoradas em seus ritos : a Deusa ( o aspecto feminino e deidade ligada à antiga Deusa Mãe em seu aspecto triplo de Virgem, Mãe e Anciã ) e seu consorte o Deus Chifrudo ( o aspecto masculino). Seus nomes variam de uma tradição wiccaniana para outra, e algumas delas usam nomes de deidades diferentes, tanto em seus graus mais elevados como nos inferiores.
Wicca ( que também é conhecida como "Arte dos Sábios" ou muitas vezes somente como "A Arte") é considerada por muitos uma religião monista, assim como panteísta e faz parte do ressurgimento atual do paganismo ou movimento neopagão como muitos preferem chamar.
O paganismo não se opõe e nem nega qualquer outra religião, ele é simplesmente uma fé pré-cristã.
A religião wiccaniana é formada por várias seitas ( ou tradições ) como a : Gardneriana, Alexandrina, Dinânica, Tânica, Georgiana, Tradicionalista ética e outras.
Várias dessas tradições foram formadas e introduzidas nos anos 60 e embora seus rituais, costumes, ciclos místicos e simbolismos possam ser diferentes uns dos outros todas se apóiam nos princípios comuns da Lei da Arte.
O dogma principal da Arte Wicca é o Conselho Wiccaniano, um código moral simples e benevolente :

SEM PREJUDICAR NINGUÉM , FAÇA O QUE QUISERES.
Ou seja você é livre para fazer o que quiser contanto que de forma alguma prejudique ninguém - nem você mesmo, o conselho wiccaniano é extremamente importante e não pode ser esquecido na realização de qualquer encantamento ou ritual mágico, principalmente naqueles que podem ser considerados como não éticos ou de natureza manipuladora.
A Lei Tripla ( ou Lei dos Três ) é uma lei karmica de retribuição tripla que se aplica sempre que você faz alguma coisa seja ela boa ou má, assim sendo tudo que você fizer retornará para você durante sua vida multiplicado por 3.
Os seguidores da religião Wicca são chamados de Wiccanianos ou Bruxos(as).
Os Bruxos raramente são chamados de feiticeiros ( warlocks ). A palavra warlock é considerada como um insulto na maioria dos círculos wiccanianos. Esta palavra origina-se do inglês arcaico WAERLOGA que significa "aquele que rompe o juramento" e foi utilizado pela Igreja Cristã de maneira aviltante como termo correspondente ao masculino de bruxa.
Como a Arte Wicca é uma religião orientada a Natureza a maioria dos seus membros está envolvida de uma maneira ou de outra com o movimentos ecológicos e com as reivindicações ambientais atuais.
Os wiccanianos não aceitam o conceito arbitrário do pecado original ou do mal absoluto, e não acreditam em um Céu ou Inferno, mas somente naqueles que são as suas criações próprias.
Os wiccanianos não praticam qualquer forma de magia negra ou "mal"( pois a magia não tem cor ), não cultuam demônios ou qualquer entidades do mal, e principalmente não tentam converter membros de outras fés para o Paganismo. Respeitam todas as outras religiões positivas e acham que a pessoa deve ouvir o "chamado da Deusa" e desejar verdadeiramente dentro de seu coração sem qualquer influência externa seguir o caminho wiccaniano.
Muitos wiccanianos usam um ou mais nomes secretos ( também conhecidos como "nomes de iniciação" ) para demonstrar o renascimento espiritual e uma nova vida dentro da Arte Wicca, os nomes de iniciação são muito sagrados e usados somente entre os irmãos e irmãs do mesmo caminho.Quando um Bruxo(a) assume um novo nome ele(a) deve ser extremamente cuidadoso em escolher um nome que harmonize de uma maneira ou de outra com o aspecto numerológico do nome, do número do nascimento ou do número das runas, um nome bem escolhido vibra com o indivíduo e o une diretamente com a Arte.
Devemos lembrar que podemos assumir dois nomes : um que usamos diariamente perante a comunidade pagã como por exemplo o meu "Wallace" e um segundo que é nosso nome secreto e só os Deuses devem saber.

Um comentário:

  1. ola adorei o site,tambem sou uma bruxa ja alguns anos,mas apenas agora conheçi a (wicca) e fiquei completamente apaixonada,gostava de trocar ideias sou a bruxa queli e sou de portugal fica o meu mail para trocar algo.quelimarlene25@gmail.com

    ResponderExcluir